Deserto do Atacama, Chile.
- Joana Tibolla
- 4 de ago.
- 12 min de leitura
Atualizado: 14 de ago.
O Deserto do Atacama ocupa grande parte do norte do Chile e surpreende com a infinita beleza natural.
Considerado o deserto mais seco do mundo, suas paisagens vão além de tradicionais dunas de areia e surpreendem qualquer um que o conhece pessoalmente.
Lagoas azuis que se contrastam com montanhas cor de rosa, formações rochosas, vida selvagem cheia de animais que não são comuns aos nossos olhos, como flamingos, vicunhas, lhamas e um céu incrivelmente azul durante o dia e o mais estrelado a noite que você vai conhecer.

Como Chegar até o Deserto o Atacama.
Isso pode te surpreender, mas fomos até San Pedro de Atacama de carro, saindo de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul.
Para chegar até o Atacama de carro é necessário antes passar pela Argentina, especificamente pelo norte da Argentina, via província de Jujuy. Desta forma nossa roadtrip foi organizada de forma a conhecer não somente o Atacama como também o norte argentino numa mesma viagem.
Caso você opte por ir ao Atacama de avião, terá que pegar um voo até Santiago, e posteriormente um voo interno até Calama, que fica a aproximadamente 1 hora e meia de San Pedro de Atacama. Chegando em Calama pode contratar vans ou mesmo alugar um carro para poder fazer sua viagem por conta no Atacama.
Como organizamos nossa viagem
Definimos como ponto de partida a cidade de Tilcara na Província de Jujuy, por sua localização estratégica possibilitando explorar a região e por ser uma das melhores cidades para se hospedar.
Saindo de Caxias do Sul viajamos no primeiro dia até Corrientes, uma ótima cidade para se hospedar e metade do caminho até chegar a província de Jujuy, na Argentina. No segundo dia chegamos em Tilcara.
Ficamos 3 dias na Argentina antes de seguir viagem até San Pedro de Atacama, conhecendo a região. No último dia na Argentina dormimos em Salinas Grandes, no incrível Salar Argentino, na única e exclusiva hospedagem disponível por lá, Pristine Camps, uma experiencia única que conto em outro post sobre a Argentina.

De Salinas Grandes até a fronteira de Paso de Jama com o Chile são em torno de 190km, pela incrível e linda Ruta 52.
Outra opção é usar Purmamarca como ponto de partida antes de seguir até Paso de Jama. Neste caso a distância fica em torno de 260km,
Uma informação importante: Posto de gasolina somente em Purmamarca e depois na fronteira de Paso de Jama. Existe um pequeno posto de gasolina em Susques, um pequeno vilarejo na Ruta 52 antes da fronteira, mas quase sempre está fechado ou sem combustível. Passando a fronteira só vai encontrar posto de gasolina em San Pedro de Atacama.
Um pouco da Ruta 52, antes de chegar a fronteira de Paso de Jama.
A fronteira de Paso de Jama fica a uma altitude de 4200metros. Passando a fronteira serão 155km em descida seguindo em direção a San Pedro de Atacama, que fica a 2400metros de altitude.
O ideal antes de passar pela fronteira de Paso de Jama é aclimatar. Nós ficamos hospedados um dia em Salinas Grandes que fica a 3400metros. Em cidades como Tilcara a altitude já é em torno de 2400 metros. Esses dias hospedados na Argentina ajuda muito aclimatar. De qualquer forma balinha de coca ou mesmo chá de coca é aconselhado, e manter-se muito hidratado o tempo todo. Tanto a balinha como as folhas para o chá você encontra nas lojinhas em Purmamarca ou Tilcara. Percorrendo de carro o ideal é que se faça esse trecho em baixa velocidade, dessa forma os sintomas serão mais leves.
Fronteira de Paso de Jama
Paso de Jama é uma das mais conhecidas fronteiras dos Andes, conectando a Argentina ao Deserto do Atacama.
Situada a mais de 4200 metros de altitude, a estrada está em perfeitas condições, 100% asfaltada e bem sinalizada, porém nessa região não há restaurantes nem hotéis, por isso, é necessário que se atente aos horários de funcionamento.
A fronteira do Chile, é mais rigorosa do que a da Argentina, sendo também mais demorada e burocrática, além disso há inspeção sanitária no veiculo. Para atravessar a fronteira é necessário contratar com antecedência o seguro Soapex, documentos válidos são identidade com menos de 10 anos emissão ou passaporte, documento do veiculo deve estar no nome do condutor e carteira de motorista.
Fizemos essa viagem em outubro de 2024, não vivenciamos nenhum episódio de nevasca, nem outro evento climático. Antes da viagem li vários relatos sobre o veiculo sofrer um pouco pela altitude, coisa que também não vivenciamos nem vimos ocorrer com ninguém no decorrer da nossa viagem. Esse trajeto é feito por muitos viajantes, principalmente aqueles que fazem de moto, será comum encontrar muitos brasileiros na fronteira.
Passamos pela fronteira de manhã, o que aconselho que seja feito, assim terá mais tempo para percorrer o incrível trajeto até San Pedro de Atacama. Aconselho a evitar horário extremos como primeiras horas da manhã ou final de tarde, pelo frio e possível formação de gelo na pista.
Após atravessar a fronteira, a incrível Ruta 27 que leva a San Pedro de Atacama é um espetáculo a parte. São 155km de paisagens surreais, alguns pontos de parada que fazem valer a pena atravessar de carro até lá. Não há posto de gasolina, nem restaurantes nesse trecho. São 155km de pura natureza.
Um pouco do cenário que se vivencia nesse trajeto. Se você for ao Atacama de avião não passará por essas paisagens.
Passeios no Deserto do Atacama
Não fizemos todos os passeios que queríamos porque precisaríamos de mais dias de viagens. Mas todos os passeios que fizemos
foi por conta própria, sem agência de turismo, e garanto que não tem mistério. Nosso carro não era um 4x4 e mesmo assim não sentimos qualquer dificuldade em realizá-los.
Além da vantagem financeira pois esses passeios com agencias encarecem demais a viagem, são realmente de elevado valor, existe ainda a liberdade incomparável de fazer tudo por conta própria, conforme gosto e no horário que achar melhor. Encontramos brasileiros exaustos reclamando em passeios com agências pela demora e toda novela que é esse tipo de serviço: agora vem uma palestra, agora entra na fila, agora tira foto assim, agora vamos embora.... sem falar no tempo que se perde buscando e levando para os hotéis todos os que participam do passeio. Porém essa é a minha opinião pessoal sobre viagens, há quem goste dessa comodidade de ter tudo mastigado e só seguir o script. Eu gosto mesmo de explorar aquilo que verdadeiramente me agrada e encanta, Minha idéia com essa post é encorajar aqueles que como eu preferem fazer tudo sozinho e claro tirar dúvidas sobre quais passeios vale a pena serem feitos, dentro do que conheci.
Vou falar brevemente sobre alguns passeios que fizemos.
Termas de Puritama
As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30km de San Pedro de Atacama. Fomos de carro, o trajeto é tranquilo apesar de pegar um pequeno trecho de estrada de chão.
As Termas são formadas por 8 piscinas a uma altitude de 3500 metros , com temperaturas que variam entre 25 e 35 graus, localizadas em um vale que impressiona pelo visual ao seu redor.
A primeira piscina é privativa de um hotel famoso do Atacama, por isso só pode ser usada por hóspedes. O acesso as piscinas é feito por uma passarela. quanto mais alta é a piscina mais quentinha é água. Isso quer dizer que as piscinas da entrada são as mais aquecidas, ideal que se atravesse o parque e inicie pelas últimas.
Indo de carro ou mesmo indo com agência você será deixado no estacionamento e terá que fazer uma caminhada até chegar nas piscinas, então se prepare para isso.

Importante que você saiba que elas funcionam pelo período da manhã das 9:30 até 13:30 ou a tarde das 14:30 as 18:00. Você precisa optar por um turno para ficar no local, lembrando que as agências deixam esse passeio para o turno da tarde na maioria das vezes, por isso eu optaria por fazê-lo de manhã por ter menos movimento.
DICA IMPORTANTE: o lugar disponibiliza vestiário para que você possa trocar de roupa com armários, não esqueça de levar cadeado para guardar suas coisas, caso contrário terá que ficar carregando mochila para cima e para baixo. Leve toalha, chinelos e roupão pois para trocar de piscina vai sentir frio e terá que andar por uma passarela para acessar as piscinas.
Como comprar os ingressos
Nós compramos os ingresso no local e na hora, lembrando que não aceitam efetivo ( dinheiro) somente cartão de crédito.
Você também pode comprar online com antecedência pelo site oficial.
Valores para adultos: $ 35,000 pesos em torno de R$ 200,00 reais.
Lagunas Altiplânicas
O famoso passeio do conjunto de duas lagoas, Miscanti e Miñique situadas no altiplano andino a 4100 metros de altitude está dentre os cenários mais lindos do Deserto de Atacama. Se tem um atrativo que não pode ficar fora do seu roteiro no Deserto do Atacama é essas encantadoras Lagunas Altiplânicas.
Se você ainda tem dúvida e quer saber como elas são e porque são tão famosas, vem com a gente.
.
Como visitar as Lagunas Altiplânicas
As lagunas Altiplânicas estão localizadas na Cordilheira do Andes, a cerca de 120km do San Pedro de Atacama. Seja por conta própria ou em um passeio guiado a melhor maneira de acessar a região é indo de carro, o que dá em média 1h30min de viagem.
Para conhecer esse lugar, o viajante precisa reservar um dia inteiro se for fazê-lo com agências, que costumam sair bem cedo de San Pedro de Atacama e só retornam final do dia .Nós fizemos esse passeio com nosso carro por conta própria, por isso levamos menos tempo. Vale lembrar que fizemos esse passeio em outubro, no inverno há chance de neve e probabilidade de uso de correntes , o que torna o passeio sozinho um pouco mais cuidadoso.
A estrada até lá é asfaltada, o único trecho de estrada de chão é o que dá acesso as Lagunas, quando saímos da via principal. A internet funciona até a chegada a um vilarejo chamado Socaire, que é onde se validam os tickets de entrada dos passeios,
O passeio das Lagunas Altiplânicas é feito em conjunto com o Passeio de Piedras Rojas, pois um é na sequência do outro, inclusive pode-se comprar o pack de ingresso dos passeios.
Saindo de San Pedro de Atacama você chegará primeiro as Lagunas Altiplãnicas que ficam antes do passeio de Piedras Rojas, porém sugiro que o faça na volta. Primeiro porque as agências fazem o contrário, assim enfrentará menos movimento. E mais importante, são passeios a uma altitude maior de 4000 metros, o de Piedras Rojas terá que caminhar uma pequena trilha plana que leva uns 45 minutos pois há paradas para fotos, então melhor que esteja mais descansado e com mais fôlego para fazê-lo.
Sugiro que esse passeio não seja feito no primeiro dia de viagem, para que possa ir aclimatando antes de se expor a grandes altitudes. Importante ingerir muita água e caminhar sempre lentamente isso ajuda muito a não sentir os sintomas do mal de altitude.
Como comprar os ingressos
Os ingressos são comprados exclusivamente pelo site , e validados uma hora antes num ponto especifico, no vilarejo de Socaire, que é caminho para o passeio. Esse procedimento é feito inclusive pelas agências que também precisam parar nesse local. O Mapa com a localização exata desse local vai estar disponível no site na hora da compra dos ingressos. Socaire é o ultimo lugar onde terá internet. A partir deste vilarejo, inclusive nos parques não tem sinal de internet.
Do vilarejo de Socaire até as Lagunas Altiplânicas são cerca de 30km, via Ruta 23. Lembrando que esse passeio é feito em conjunto com Piedras Rojas.
Valor adulto: $ 10,000 pesos , em torno de R$60,00 reais.
Passeio de Piedras Rojas
Também conhecida como Salar de Águas Calientes ou Salar de Talar, Piedras Rojas é um lugar quase que indescritível.
Localizada a cerca de 150km de San Pedro de Atacama, 50km a frente das Lagunas Altiplânicas, esse lugar fica a uma altitude de 4200 metros acima do nível do mar.

Como fomos de carro, passamos validar os ingressos que já havíamos comprado pelo site em Socaire, e iniciamos os passeios pela Piedras Rojas e posteriormente fizemos as Lagunas Altiplânicas.
Piedras Rojas é um lugar simplesmente indescritível, formada por pedras avermelhadas pela oxidação do ferro, belíssimas lagoas, vulcões além de animais como vicunhas, flamingos e lhamas .o que torna esse passeio imperdível. Para quem gosta de fazer imagens, por aqui é proibido o uso de drones.
Nesse passeio você percorrerá uma trilha plana que dura em torno de 45minutos, por isso use calçados confortáveis, chapéus ou boné e traga agasalhos porque costuma ser frio mesmo fora do inverno. Pela elevada altitude é aconselhado que se faça uma caminhada lenta e que se mantenha hidratado o tempo todo, sendo importante trazer garrafa com água, para evitar os sintomas do mal de altitude.
Nós não sentimos praticamente nenhum sintoma pela altitude, além de ficar ofegante se tentar caminhar um pouco mais rápido.
.
Lembrando que os ingressos são adquiridos pelo mesmo site que os ingressos das Lagunas Altiplânicas. e devem ser comprados com antecedência.
Laguna Chaxa ( Salar do Atacama)
O Salar do Atacama ( Laguna Chaxa) é o lar dos flamingos da região, me meio a um cenário impressionante do deserto de sal chileno.
Localizada a cerca de 55km de San Pedro de Atacama, a 2300 metros de altitude, esse passeio é outro que você pode fazer tranquilamente de carro, e pode até lincar ele ao dia que for fazer Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas.

O salar está em meio a um cenário impressionante que mistura um mar de crosta de sal, lagunas cheias de flamingos e gaivotas andinas, montanhas ao fundo que dão vida a um oceano de cores pastéis.
Nesse passeio você terá uma breve explicação dos tipos de flamingos que vivem nessa região e depois poderá caminhar por um trilha em meio ao salar e admirar os diversos animais que ali se encontraram. O fim de tarde nesse lugar é uma experiência incrível.
Compramos ingresso diretamente no local, super tranquilo que seja feito dessa forma, custa $10,000 pesos, em torno de R$ 60,00 reais.
Pontos Turísticos gratuitos no Deserto do Atacama
que conheci indo de carro desde o Brasil.
Salar de Quisquiro
O Salar de Quisquiro já fica bem próximo da fronteira da Argentina, via Paso de Jama. Como atravessamos a fronteira de carro, passamos por ele para chegar em San Pedro de Atacama.
Localizado a 4200 metros de altitude, esse lugar é famosa parada para quem faz a Rota dos Salares. As paisagens por aqui são deslumbrantes, planícies salinas cercadas por vulcões e montanhas, uma mistura de vários tons de rosa que contrastam com lagoas azuis turquesa. Os flamingos e outras andinas tornam as paisagens um verdadeiro espetáculo.
Mirador Quebrada Quepiaco
O mirador Quebrada Quepiaco fica ás margens da Ruta 27, estrada que liga a fronteira da Argentina até San Pedro de Atacama, onde você pode estacionar o carro para observar a Lagoa de Quepiaco.
Parada para apreciar a paisagem, tirar muitas fotos e fazer uma pequena caminhada próxima da lagoa. Daqui é possível avistar algumas aves e animais. Além do mirante, não há qualquer infraestrutura no local.
Vulcão Licancabur
O Mirador do vulcão Licancabur e também o Mirador do Vulcão Juriques ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. O mirador fica no acostamento da Ruta 27, a 4000 metros de altitude.
O vulcão Licancabur é um dos mais famosos do Atacama, de vários locais em San Pedro se tem uma vista incrível dele.
Onde se hospedar em San Pedro de Atacama
San Pedro é um local pequeno, cuja região central possui apenas algumas ruas. Locomover-se pelo centrinho de San Pedro a pé é bastante fácil, por isso é nas proximidades da rua Caracoles que você deve se hospedar se quiser acesso fácil aos restaurantes, agências turísticas e todo o comércio.
Ficar mais afastado do centro pode resultar na necessidade de um meio de transporte alternativo ou caminhadas mais longas
Em San Pedro de Atacama existem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Nós prezamos por lugares que oferecem conforto e uma experiência diferenciada. Existem hotéis com preços estratosféricos por lá, mas vou dar a dica de um lugar que tem um ótimo custo benefício.
Hotel Cumbres San Pedro de Atacama:
Um hotel 5 estrelas completissímo, um verdadeiro espaço de conforto em meio a um oásis em San Pedro de Atacama.
Os quartos possuem generosos 52m2 com camas enormes e confortáveis, um banheiro lindíssimo e amplo, com dois chuveiros, um interno e outro externo. O quarto possui ar condicionado e sistema de aquecimento. Além disso conta com uma varanda privativa.
A estrutura do hotel é um dos seus pontos fortes, causando grande impacto já na chegada, A área externa além de linda é enorme, conta com 3 piscinas, 2 banheiras de hidromassagem, área de fogo de chão e uma vista incrível do vulcão Licancabur.
O restaurante do Hotel é incrível, com vasto cardápio, podendo ser servido na área interna e externa, além de contar com um bar em dois diferentes locais, um na área de piscinas outro no edifício principal. Café da manhã vasto, com muitas opções .
Para saber valores do Hotel Cumbres acesse o link clicando no nome.
Hotel La Casa de Don Tomás.
Quando o trio localização, atendimento e preço é prioridade na busca pelo hotel, La casa de Don Tomás supera as expectativas. O atendimento , ambiente familiar e a experiência típica da arquitetura atacameña. Paredes de adobe, muros de pedra, móveis rústicos e uma vista incrível para o vulcão do pátio do hotel fazem desse lugar uma ótima escolha para estadia em San Pedro de Atacama.
Na minha opinião os quartos desse hotel deixam muito a desejar, são pequenos, assim como o banheiro, não tem ar condicionado e não se comparam nem de perto aos do Hotel Cumbres. Tanto que não tenho fotos deles.
Para maiores detalhes sobre o Hotel La Casa de Don Tomás clique no nome.












Comentários