Como é viajar de carro para Mendoza 🇦🇷
- Joana Tibolla
- 19 de ago. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.
Saiba como é viajar de carro do Brasil para Mendoza na Argentina. Nesse post vou te contar um pouco como foi nossa viagem.
Para quem chegou aqui agora, moro no RS, em Caxias do Sul. Eu e meu marido gostamos muito de viajar de carro, e a Argentina é nosso mais recorrente destino. Viajar de carro te traz liberdade e autonomia, além de ser uma experiência completamente diferente comparada quando feita de avião.
No início de agosto deste ano, 2024, fizemos nossa segunda viagem de carro para Mendoza, em julho de 2022 já tínhamos feito uma viagem assim.
Se você pensa em conhecer Mendoza indo de carro, acompanhe aqui um pouquinho da nossa experiência.

Trajeto de Caxias do Sul/RS até Mendoza 🇦🇷.
O trajeto da minha cidade, Caxias do Sul, RS até Mendoza pode ser feito em dois dias inteiros de viagem, é o que sugiro que seja feito, são ao total 2040km de trajeto.
No primeiro dia atravessamos a fronteira de Uruguaiana e seguimos até Santa Fé, na Argentina.
Em Santa Fé nos hospedamos no Hotel Inter Tower. É um hotel que gostei e recomendo para esse propósito.

Santa Fé é uma cidade grande, você vai encontrar outras opções de hospedagens por lá.

Santa Fé, Argentina.
No segundo dia saímos de Santa Fé até Mendoza.
As estradas na Argentina são na sua maioria muito boas, muitas retas e a viagem rende muito. Em um certo trecho por passar dentro de várias cidades, o trajeto fica um pouco mais lento.
Documentação necessária e exigências na Argentina.
Documentos:
Documento de identidade com até 10 anos de emissão ou passaporte para ingressar na fronteira
Carteira de motorista somente para fins de condução, não serve como documento para ingressar na Argentina.
Documentos do veículo
Seguro carta verde. Este é emitido pela própria seguradora de veículos.
Exigências para o carro:
Extintor de incêndio
2 triângulos de sinalização
O carro não pode ter reboque ( aqueles que não forem originais do veículo).
Kit de primeiros socorros ( pode ser um pequeno) nunca nos pediram.
Cambão ( nunca nos pediram).
Se o carro for de terceiros que não estão na viagem é preciso ter uma procuração do proprietário para entrar na Argentina.

Sobre a polícia na Argentina
Assunto muito recorrente quando se fala em ir de carro para Argentina é sobre polícia/ propina.
Na Argentina, existem vários pontos em que encontramos policiais ao longo da estrada. Falando dessa última viagem em si, fomos parados algumas vezes e nos pediram unicamente os documentos do condutor, do veículo e carta verde. Em viagens anteriores já nos pediram também o extintor, que por lá é item obrigatório, nessa última viagem não nos pediram, mas acho importante levar.
Sobre propina, em viagem alguma feita para Argentina até hoje nos pediram propina de forma direta ou indireta ou complicaram com algo que não seja o que citei na lista acima, basicamente o que é exigência por lá.
Em alguns pontos policiais, sequer nos pararam.
Sim, já fomos pegos em radar móvel, eles irão te parar em algum momento para avisar e imprimir a multa. Você não precisará fazer nada nesse momento. Os policiais mesmo já nos disseram que não sabem se a multa chega para nós aqui no Brasil, e no nosso caso realmente nunca chegou. De fato não sei como isso funciona.

Pedágios
Sobre o pedágio sugiro que se tenha dinheiro já trocado na moeda local, pesos, para o pagamento dos mesmos. Se for pago em real a cotação não será tão vantajosa.
De um modo geral , tirando um que foi mais caro, os pedágios estavam custando em agosto/ 2024 $1000,00 pesos cada um.
Sempre que ingressamos na Argentina já trocamos dinheiro pela western Union de início da viagem para pagamento de pedágios ou gasolina.

Gasolina na Argentina
A gasolina já não é tão barata como era na nossa última viagem no ano passado, hoje custa em torno de R$4,90 reais dependendo da localidade na Argentina. Lembrando que a cotação do peso muda muito, esses valores são de agosto de 2024.

Estradas na Argentina

As estradas na Argentina são na sua maioria muito boas, infinitamente melhores que as nossas brasileiras. O trecho que percorremos tem muitas retas, muitas estradas duplicadas, bem sinalizadas.
Em um pequeno trecho em torno de 40 km antes da cidade de Federal, a estrada está ruim, com buracos, mas é bem pontual, no mais as estradas são muito bem conservadas.

Se você ficou com alguma dúvida deixe nós comentários e se esse post foi útil para você deixe seu like.
Deixe nos comentários sugestões de temas sobre Mendoza que você gostaria de saber.
Aluguel de carro para fazer essa viagem
Afinal, é possível atravessar fronteiras com carro alugado? Em geral as locadoras não autorizam a travessia para outros países com veículos alugados. Eu já busquei essa informação e nunca encontrei locadoras no Brasil que permitam essa travessia.
Há informações que algumas locadoras internacionais permitiriam essa travessia, mediante pagamento de taxas e regulamentações especificas. Eu nunca encontrei.
As únicas travessias entre fronteiras que encontrei seria entre Chile/ Argentina ou Argentina/ Chile. Mas nunca partindo do Brasil.
Sempre viajei para Argentina com carro próprio, sugiro que nunca aluguem carro via Decolar por exemplo, para travessia de fronteiras, sem antes entrar e contato direto com a locadora para confirmação de que autorizam essa travessia. A multa para quem atravessa fronteira com carro alugado sem permissão, caso consiga, é de $1000,00 doláres.
A nossa CNH é válida na Argentina, Paraguai e Uruguai. Porém para cruzar essas fronteiras, é necessária a contratação de um seguro específico chamado Carta Verde.
A Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil, obrigatório para ingressar nos países do Mercosul. Cobre exclusivamente danos materiais e corporais causados a terceiros.
Outra curiosidade que trago aqui aluguel de carro na Argentina, nos dias atuais, é caríssimo. Valores exorbitantes.
Sobre as paisagens durante a viagem
As imagens incríveis que sempre mostro, já são chegando em Mendoza, de onde já começamos a avistar a Cordilheira dos Andes, que no inverno ou na primavera é um espetáculo a parte.

No total nossa viagem foi de 12 dias, destes 4 dias de viagem, e 8 dias completos em Mendoza.
Minha sugestão para que aproveite essa viagem são no mínimo 7 dias completos em Mendoza. Não que não possa ser feito em menos tempo. Mas desta forma não precisará fazer 3 vinícolas por dia todos os dias, o que acho extremamente cansativo. Até porque existem ouros passeios que demandam tempo, como Potrerillos e também a incrível Ruta 7, que liga Mendoza até Santiago, pelo menos o trecho até Uspallata, as paisagens são imperdíveis, sugiro fortemente que façam. Caso tenham ido a Mendoza de avião, para esses passeios o aluguel de carro seria a melhor opção.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.

$50
Product Title
Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button. Product Details goes here with the simple product description and more information can be seen by clicking the see more button.
Ao todo, quantos dias durou a viagem? Eu sairia de Floripa. Melhor fazer em março ou em julho? Obrigada por compartilhar ♥️