top of page

A Melhor Vinícola de Salta, Norte da Argentina.

  • Foto do escritor: Joana Tibolla
    Joana Tibolla
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Vinícola Colomé: Vinhos de altitude em meio ao um cenário de impressionar



A história da Bodega Colomé é tão impressionante como seus vinhos, trata-se da vinícola mais antiga em atividade do país, fundada em 1831 por Nicolás Severo de Isasmendi y Echalar.

Localizada no Vale do Calchaquie, ao norte da Argentina, ela fica a quase 5 horas da capital Salta, cerca de 200km de distância, num vilarejo já bem próximo com a fronteira da Bolívia.

A Bodega Colomé cultiva a tradição e a capacidade de extrair o melhor das condições geográficas extremas. A temperatura mesmo ao sol do meio-dia cai drasticamente, o vento aparece e a brisa do Cachi Nevado, uma montanha que tem seu pico todo ano branco, parece soprar no seu rosto. E foi ali, a 3100 metros de altitude que o vinhedo mais alto da Colomé se instalou.


Estância Colomé
Estância Colomé


Como chegar e como é a estrada até a Colomé


A Bodega Colomé fica literalmente afastada de tudo. A cerca de 200km da capital Salta, o caminho até aqui leva em torno de 5 horas devido a estrada de rípio que é percorrida durante longos trechos, inclusive ao acessar a Ruta 40 onde o percurso se torna pior.


Saindo de Salta o caminho é o mesmo que leva a Cachi, passando pela Cuesta del Obispo que é linda, mas é demorada por ser uma estrada sinuosa e de rípio e posteriormente pelo Parque Nacional Los Cardones.


Cuesta del Obispo

A estrada de Salta até Cachi, atravessa alguns trechos de rípio, mas é completamente transitável até para carros que não são 4X4. Antes de percorrer esse caminho tínhamos medo do que encontraríamos, e hoje posso dizer que a estrada é um espetáculo a parte.




Abaixo trouxe uma imagem da estrada de rípio para terem uma ideia.




Ainda na Ruta 33, após a Cuesta del Obispo, você passará pelo Parque Nacional Los Cardones e pela famosa Recta del Tin Tin, onde irá se deparar com um cenário incrível, cheio de cactos gigantes.


Esses Cactos na Recta del Tin Tin são na estrada mesmo.
Esses Cactos na Recta del Tin Tin são na estrada mesmo.

Ao ingressar na Ruta 40 a estrada fica um pouco pior, muitas costeletas de vaca, as famosas ondulações ou sulcos que se formam na estrada de terra. Estávamos de 4X4, porém encontramos pessoas percorrendo esse trajeto com carro normal, só é preciso ter paciência. A Ruta 40 está no meio do mais absoluto nada, sem posto.





Bodega Colomé


Localizada em um dos cenários mais deslumbrantes da Argentina, a Bodega Colomé se encontra a mais de 3.000 metros de altitude, no coração dos Valles Calchaquíes, na província de Salta. Fundada em 1831, é uma das vinícolas mais antigas em operação contínua nas Américas e uma verdadeira pioneira na produção de vinhos de altitude.


ree


Além dos vinhos, a experiência enoturística da Bodega Colomé é incomparável. A vinícola conta com o exclusivo James Turrell Museum, um espaço dedicado à arte contemporânea e à luz. Passeios pelos vinhedos, degustações guiadas além da disponibilidade de almoçar em um terraço com vista para os vinhedos, visita que combina vinho, cultura e natureza de maneira única.

Bodega Colomé, degustações.
Bodega Colomé, degustações.

Por ser um lugar muito afastado, que demanda tempo, eu aconselharia quem puder que se hospede na estância que fica junto a vinícola, e acrescento que a experiência é sensacional.


Restaurante da Bodega Colomé



Estância Colomé, uma das hospedagens mais lindas que já conheci.


A hospedagem da Colomé está inserida em um cenário único, de pura natureza, entre montanhas, cactos gigantes e vinhedos esse lugar impressiona.


ree

A estância preserva além da natureza ao seu redor, a construção de uma casa antiga estilo colonial, que oferece os quartos são muito espaçosos, que contam com um terraço privado para admirar o incrível cenário andino.


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page